Visualize o site no computador. No celular não atualiza
Educação e Direitos


[ Notícias ]

22.07.2021 - REUNIÃO SOBRE A CAUSA ANIMAL
Aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores mais uma Reunião para discutir os Projetos a serem elaborados para a causa animal, com exposição da Secretaria do Meio Ambiente, Vereadores e sugestões de protetores independentes atuantes na causa e Ongs.
A principal reivindicação de protetores continua sendo a implementação do CENTRO DE BEM ESTAR ANIMAL onde hoje é o CCZ (que está inoperante), para realização de Consultas clínicas, Castrações, somente procedimentos de baixa e média complexidade para a população de baixa renda e animais errantes. O cumprimento da Lei Municipal, atendimento de PLANTÃO que ainda não existe, a implementação da microchipagem, e a operacionalização de todas as ações e projetos da causa animal via REDE DE PROTEÇÃO ANIMAL.
Também sugeriram a criação do SANTUÁRIO (local onde seriam abrigados temporariamente animais de rua ou provenientes de denúncias de maus-tratos vindos da Clínica já tratados, saudáveis, vacinados e castrados aptos a adoção, local este, onde poderiam ser realizados PROJETOS COMUNITÁRIOS em parceria com protetores como Equoterapia, construção de casinhas, cãoterapia, palestras educativas).

30.07.2021 - AUDIÊNCIA PÚBLICA DA PREFEITURA PPA 2022 - 2025.
Estivemos participando da Audiência Pública na Câmara de Vereadores onde foi divulgado o Plano Plurianual que é o programa de gestão do município para os 4 anos, e definição dos RECURSOS financeiros para todos os setores.
O Prefeito anunciou que para a Causa Animal, através da Secretaria do Meio Ambiente, serão destinados à CPA para os 4 anos de gestão, o montante de 1 milhão e 400mil reais, visando o atendimento das Políticas Públicas.
Protetores aguardam a divulgação dos Projetos que serão realizados com estes recursos.
18.01.2021 - VEREADORES ENTREGAM AO PREFEITO DOCUMENTO COM REIVINDICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Os Vereadores Beto Noronha, Alexandra Lentz, Paulo Braga, Matheus Pompeo de Mattos, as Gurias e representantes de ONG's e Protetores Independentes da Causa Animal, entregaram um documento com uma pauta de reivindicações de implementações de ações e políticas públicas para os animais de pequeno, médio e grande porte em Ijuí. A situação dos animais tem se agravado desde o fechamento do Canil Municipal, que gerou uma superlotação na casa de protetores voluntários, que cobram o cumprimento da Lei Municipal Nº 5.738/2013.
O prefeito afirmou que irá analisar as propostas e até o dia 18 de março do corrente ano, o executivo municipal ficou de apresentar um plano de ações para atender as demandas da Causa Animal.

06.08.2021 - ARGEPASI ENTREGA DOAÇÕES DA CAMPANHA AJUDE COM RAÇÃO.
A Empresa Argepasi distribuidora da Ração, realizou uma linda Campanha, onde para cada saco de 3 kg de Ração, comprado nas Agropecuárias revendedoras da marca era repassado 1 selo com código para cadastro no Site da Argepasi, indicando a Ong beneficiária das refeições. A Campanha encerrou em 30.06.2021, e a Empresa através do representante da Cadore, Edivar Machado, repassou em 06.08.2021 as doações das refeições somadas ao Grupo Gicai. Agradecemos a todos que prestigiaram a Campanha, realizaram as compras e cadastraram os códigos, em especial a EMPRESA ARGEPASI pela iniciativa solidária. Site: https://ajudecomracao.com.br
21.09.2019 - 1º FEIRA DE ADOÇÃO GICAI / SCHIRMANN
Fonte:https://www.radioprogresso.com.br/gicai-e-home-center-schirmann-promovem-feira-de-adocao-de-animais/



04.08.2020 - Voluntários constroem casas para animais de rua
Integrantes do Grupo de Incentivo ao Cuidado com Animais de Ijuí (Gicai), juntamente com voluntários da causa animal, estão realizando o projeto Focinho Quente, com o objetivo de construir casas para animais de rua ou de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a voluntária Fernanda Silva da Silva, o projeto iniciou quando ela viu postagens do protetor Fernando Falcão, em que ele pedia doações de casinhas para os animais que estavam expostos a chuva e ao frio. “Surgiu a ideia de conversar com ele para fazermos casinhas e ele topou, e resolvemos encontrar um lugar, e foi quando surgiu a professora Liége Sanmartim, que nos abriu as portas da escola Nossa Senhora da Penha”, contou.
Liége integra grupos de proteção animal há algum tempo, e encontrou voluntários que estavam em busca de um local em que pudessem construir as casinhas. “Conversei com minha diretora, que também gosta de animais, e ela prontamente nos cedeu a escola para realizarmos esse trabalho para ajudar os animais nesse período”, informou.
Conforme Liége, a ideia é continuar com o projeto mesmo depois do retorno presencial das aulas, e envolver os educandos na ação. “Queremos que nossas crianças aprendam desde cedo a importância de ter cuidado com os animais.”
As primeiras casinhas foram finalizas no último sábado, e serão entregues para famílias que realmente não tenham condições de comprar uma casa para seu animal de estimação, mediante assinatura de um termo de responsabilidade. “Já recebemos pedidos de casinhas, mas iremos entrega-las para pessoas de baixa renda, que apresentem fotos da situação dos animais, pois tem gente pedindo casinhas que não são pessoas de baixa renda e que tem condições de comprar uma casinha”, relatou Fernando.
Os voluntários pedem que a comunidade contribua com doações de brasilites, pregos, tintas coloridas, pallets e tábuas, e além disso, também estão recolhendo doações em dinheiro para realizar a castração das gatas e cachorras acolhidas pelo grupo. “Quem quiser doar pode ir até a escola nas segundas, terças e quartas, pela manhã, ou contatar pelos telefones 9 9210 6475 ou 9 9133 7303”, finalizou.
Fonte:https://www.clicjm.com/noticia/5028/voluntarios-constroem-casas-para-animais-rua
Facebook: https://www.facebook.com/focinhoquente
10.09.2021 - CCZ DE IJUÍ E O DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO
Estivemos na tarde de hoje visitando as instalações do CCZ de IJUÍ, acompanhados de advogada e veterinária voluntárias para visitar e verificar o local e os animais, mas não havia nenhum funcionário no local e nem placa informativa. Chegamos no local as 14h30 e aguardamos até próximo das 16h quando ligamos na prefeitura e veio o Secretário nos atender. Mesmo sem ter acesso as instalações registramos o que foi possível externamente. Os registros se auto explicam.
A PERGUNTA QUE FICA: O nosso dinheiro está sendo bem aplicado ??? Estas condições e utilização atendem o INTERESSE COLETIVO E AS CONDIÇÕES DE BEM ESTAR ANIMAL ???